Informações Gerais

O Instituto São Boaventura mantém o Curso de Bacharelado em Filosofia e Bacharelado em Teologia, de formação laical com a missão de educar e evangelizar.

As diferentes modalidades de curso são regulamentadas pelos Estatutos do ISB e pelo Regimento Interno do Instituto.

Os cursos de Filosofia e Teologia têm certificação e diplomação eclesiástica e destinam-se à formação dos Seminaristas em via do presbiterato, dos religiosos (as) e leigos para a formação de agentes de pastoral.

Os cursos de Extensão e Línguas destinam-se à divulgação e atualização de conhecimentos visando a elevação e aprimoramento cultural da comunidade, consoante com a teologia católica e com os objetivos da instituição.

Ano Letivo

O ano letivo independe do ano civil, abrange até 180 (cento e oitenta) dias, distribuídos em dois períodos, de trabalho escolar efetivo, computados os dias reservados a exames finais.

Processo Seletivo

O processo seletivo tem como objetivo avaliar a capacidade dos candidatos para a realização de estudos de nível superior e classificá‑los, para efeito de matrícula, dentro do limite de vagas oferecidas. É destinado aos alunos que têm no mínimo o Ensino Médio e não possuem curso superior ou equivalente. A seleção é realizada por meio de uma prova escrita contendo interpretação de textos, noções gramaticais, redação e conhecimentos gerais. Os candidatos destinados ao curso de Teologia deverão realizar uma entrevista com a coordenação de curso.

Matrícula

A matrícula, ato formal de ingresso no curso e de vinculação ao Instituto São Boaventura, realiza‑se na Secretaria, em prazos estabelecidos no Calendário acadêmico.

Documentação:

  1. Certificado ou diploma de Ensino Médio ou equivalente*;
  2. Histórico escolar;
  3. Documento de identidade;
  4. CPF;
  5. Uma foto 3x4;
  6. Comprovante de residência.
  7. Ficha de matrícula preenchida;
  8. Comprovante de pagamento da primeira parcela da semestralidade escolar fixada pela Direção;
  9. Documento de apresentação do Superior em caso de alunos (as) religiosos (as) ou seminaristas diocesanos.Neste caso a matrícula será em nome da Instituição religiosa e será concretizada mediante carta de apresentação do superior responsável.

*No caso de diploma de graduação ou equivalente é exigida a sua apresentação devidamente registrada e fotocopiada para apreciação da coordenação acadêmica do ISB.

Os documentos podem ser apresentados em fotocópias.

Trancamento

O trancamento da matrícula somente se permite antes do transcurso da metade do período letivo, salvo motivo de força maior, devidamente comprovado e aceito pela Direção, depois de ouvida a Coordenação de Cursos. O aluno que tenha trancado matrícula tem direito até dois (02) semestres para retornar, salvo motivo de real gravidade, comprovado a critério da Direção.

O trancamento de disciplina somente se permite até 30 dias após o início de semestre letivo e de acordo com o Calendário Acadêmico, salvo motivo de força maior, devidamente comprovado e aceito pela Direção, depois de ouvida a Coordenação de Cursos. O aluno que trancar a disciplina deverá aguardar a oferta novamente, mesmo que ocorra atraso no desenvolvimento do curso.

Cancelamento

O cancelamento da matrícula pode ocorrer:

  1. a pedido ou
  2. por infração disciplinar, nos termos do Regimento.

Transferências

É concedida transferência a alunos regulares de cursos afins ministrados por instituições nacionais ou estrangeiras. O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se façam necessárias, aproveitados os estudos realizados com aprovação no curso de origem.

Aproveitamento de Estudos

Aos estudos realizados anteriormente com aprovação, é possível receber dos mesmos a concessão de aproveitamento, com as devidas adaptações determinadas pela Coordenação de Cursos. A sigla para aproveitamento de estudos de outras entidades é CC (Crédito Concedido). A avaliação é feita pela Coordenação de Cursos juntamente com a Direção do Instituto.

Para aproveitamento de estudos é necessário:

  1. Formulário de solicitação de Aproveitamento de estudos devidamente preenchido;
  2. Histórico escolar do estabelecimento de ensino anterior;
  3. Ementário de todas as disciplinas cursadas, contendo as horas-aulas e créditos, ano em que foi cursado, semestre, etc.

Avaliação do Desempenho Escolar

A avaliação do desempenho escolar será feita por disciplina, observados os seguintes requisitos:

  1. Aproveitamento;
  2. Frequência.

O aproveitamento será aferido por via da realização, durante o período letivo, de no mínimo duas avaliações entre exames e trabalhos a que se atribuirão notas expressas em graus numéricos variáveis de 0 (zero) a 10 (dez).

A frequência será verificada pelo comparecimento do aluno às atividades teóricas-práticas, vedado o abono de faltas, com exceção feita aos casos extraordinários. A avaliação do desempenho e a verificação da frequência ficarão a cargo dos professores, incluindo provas e trabalhos.

Para a segunda chamada será permitida a realização de exames nos casos de:

  1. Doença comprovada do aluno;
  2. Luto familiar;

 A aprovação estará diretamente vinculada à obtenção:

  1. De frequência não inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades programadas.
  2. De média igual ou superior a 6 (seis), nos exames e trabalhos realizados durante o período.

Revisão dos Índices

Será facultada a revisão dos índices de frequência e das notas relativas à avaliação do desempenho escolar nos três dias subsequentes às respectivas publicações, mediante solicitação fundamentada dirigida pelo aluno ao professor, por intermédio da Secretaria. Esgotado o prazo, não mais será admitido qualquer pedido de revisão.

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

O Instituto São Boaventura incentivará a produção de monografias, de projetos de iniciação científica e pesquisa, que possam colaborar para o aprimoramento da formação acadêmica e religiosa. O Manual de Orientações Monográficas encontra-se no site: www.isb.org.br na área do aluno, onde estão expressas as cláusulas concernentes ao TFC.

Regulamento para o Exame De Universa Theologiae

O Exame De Universa Theologiae é realizado para os alunos que estão na iminência da conclusão do 4º ano teológico. Pode ser realizado até um ano após a conclusão do curso de Bacharelado em Teologia. O exame é realizado perante uma banca de três professores do Instituto, sendo um o representante da Pontifícia Faculdade São Boaventura, os quais arguirão sobre temas indicados no temário previamente entregue ao aluno. A duração do exame será de no máximo 45 minutos. A nota mínima para aprovação é 6,0 (seis). Se não obtiver a nota mínima para aprovação na primeira tentativa, o aluno pode candidatar-se mais uma única vez para a realização do exame. Caso o aluno seja reprovado, na segunda possibilidade poderá refazer o último semestre do curso.