O Instituto São Boaventura mantém os Cursos de Bacharelado em Filosofia e em Teologia, para a formação presbiteral e laical.

Nossa principal missão é educar para a fé, ensinar e evangelizar no estilo franciscano. 

Ano Letivo e processo seletivo 
O ano letivo independe do ano civil, abrange até 180 (cento e oitenta) dias, distribuídos em dois períodos, de trabalho escolar efetivo, computados os dias reservados a exames finais. O processo seletivo tem como objetivo avaliar a capacidade dos candidatos para a realização de estudos de nível superior e encaminhá-los para a matrícula. É destinado aos alunos que têm no mínimo o Ensino Médio e não possuem curso superior ou equivalente. A seleção é realizada por meio de uma prova escrita contendo interpretação de textos, noções gramaticais, redação e conhecimentos gerais. Os candidatos destinados ao curso de Teologia deverão realizar uma entrevista com a coordenação de curso.

Matrícula
A matrícula, ato formal de ingresso no curso e de vinculação ao Instituto São Boaventura, realiza‑se na Secretaria, em prazos estabelecidos no Calendário acadêmico.

Documentação:
Certificado ou diploma de Ensino Médio ou equivalente e Histórico escolar;
Documento de identidade; CPF; 1 foto 3x4;
Comprovante de residência;
Ficha de matrícula preenchida e comprovante de pagamento da primeira parcela da semestralidade escolar fixada pela Direção;
Em caso de religiosos (as), documento de apresentação do Superior. Neste caso a matrícula será em nome da Instituição religiosa e será concretizada mediante carta de apresentação do superior responsável.

Trancamento
O trancamento da matrícula somente se permite antes do transcurso da metade do período letivo, salvo motivo de força maior, devidamente comprovado e aceito pela Direção, depois de ouvida a Coordenação de Cursos. O aluno que tenha trancado matrícula tem direito até dois (02) semestres para retornar, salvo motivo de real gravidade, comprovado a critério da Direção. O trancamento de disciplina somente se permite até 30 dias após o início de semestre letivo e de acordo com o Calendário Acadêmico, salvo motivo de força maior, devidamente comprovado e aceito pela Direção, depois de ouvida a Coordenação de Cursos. O aluno que trancar a disciplina deverá aguardar a oferta novamente, mesmo que ocorra atraso no desenvolvimento do curso.

Cancelamento
O cancelamento da matrícula pode ocorrer: a pedido ou por infração disciplinar, nos termos do Regimento. Transferências. É concedida transferência a alunos regulares de cursos afins ministrados por instituições nacionais ou estrangeiras. O aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se façam necessárias, aproveitados os estudos realizados com aprovação no curso de origem. 

Aproveitamento de Estudos
Aos estudos realizados anteriormente com aprovação, é possível receber dos mesmos a concessão de aproveitamento, com as devidas adaptações determinadas pela Coordenação de Cursos. A sigla para aproveitamento de estudos de outras entidades é CC (Crédito Concedido). A avaliação é feita pela Coordenação de Cursos juntamente com a Direção do Instituto. Para aproveitamento de estudos é necessário: Formulário de solicitação de Aproveitamento de estudos devidamente preenchido; Histórico escolar do estabelecimento de ensino anterior; Ementário de todas as disciplinas cursadas, contendo as horas-aulas e créditos, ano em que foi cursado, semestre, etc. 

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso
O Instituto São Boaventura incentivará a produção de monografias, de projetos de iniciação científica e pesquisa, que possam colaborar para o aprimoramento da formação acadêmica e religiosa. O Manual de Orientações Monográficas encontra-se no site: www.isb.org.br na área do aluno, onde estão expressas as cláusulas. 

Regulamento para o Exame De Universa Theologiae
O Exame De Universa Theologiae é realizado para os alunos que estão na iminência da conclusão do 4º ano teológico. Pode ser realizado até um ano após a conclusão do curso de Bacharelado em Teologia. O exame é realizado perante uma banca de três professores do Instituto, sendo um o representante da Pontifícia Faculdade São Boaventura, os quais arguirão sobre temas indicados no temário previamente entregue ao aluno. A duração do exame será de no máximo 45 minutos. A nota mínima para aprovação é 6,0 (seis). Se não obtiver a nota mínima para aprovação na primeira tentativa, o aluno pode candidatar-se mais uma única vez para a realização do exame. Caso o aluno seja reprovado, na segunda possibilidade poderá refazer o último semestre do curso.