Graduação

Filosofia

Filosofia


O Bacharelado em Filosofia oferecido pelo Instituto São Boaventura realiza-se no período noturno, possui um corpo docente altamente qualificado: Especialistas, Mestres e Doutores e contemplam conteúdos amplamente pesquisados, ligados pela tradição filosófica cristã-franciscana e vinculados às questões contemporâneas.


O NOSSO CURSO ESTÁ COMPROMETIDO COM:
• A formação dos seminaristas, religiosos (as) e leigos (as) por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas centrais da reflexão filosófica com base cristã.
• A capacitação para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade em que vivemos.
• A interação da Filosofia com os outros eixos do conhecimento, em especial com a Teologia, a fim de promover o exercício integral entre fé e razão.


MISSÃO
Evangelizar, formar e educar, visando à capacitação ao ministério e à formação integral da pessoa humana. A construção de uma sociedade mais justa e solidária, permeados pelos valores éticos, cristãos e franciscanos. Oferecer cursos com alto padrão didático-pedagógico por meio da investigação, do pensamento reflexivo e de atividades de ensino e pesquisa. Promover a integração entre a ciência, a arte e a espiritualidade com respeito à liberdade de consciência.


OBJETIVOS
• Aprofundar a reflexão filosófica atendendo à tradição eclesiástica e franciscana, formando pesquisadores e/ou líderes capazes de promover intervenção social, crítica e cristã.
• Incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da criatividade e da espiritualidade e promovendo o entendimento do homem e de sua relação com o meio em que vive.
• Relacionar o trabalho desenvolvido à idéia de qualidade acadêmica e aos valores cristãos e franciscanos..


PERFIL DO ALUNO
Os alunos de nossa instituição são em especial seminaristas, religiosos (as) e leigos (as) comprometidos com a sociedade em que vivem e buscam, na tradição eclesiástica e franciscana, o aprofundamento de seus conhecimentos, os ideais cristãos, por meio de uma atuação no mundo em entidades religiosas ou desenvolvimento de estudos e pesquisas na área teológica e filosófica.


METODOLOGIA
Nossa metodologia prima pela interatividade entre professores e alunos, buscando a integração do conhecimento teórico com a vida prática. O conteúdo conta com apoio bibliográfico, leituras complementares e outros recursos que possam enriquecer o aprendizado. A avaliação do aluno é pautada na assiduidade, na participação em sala de aula e na realização de atividades e provas elaboradas a partir de critérios estabelecidos pelos professores de cada disciplina. As aulas são realizadas presencialmente e os cursos tem grade curricular fechada com a duração de seis semestres, equivalentes a três anos.


INSCRIÇÕES E PROCESSO SELETIVO
Pode se inscrever no Curso "Bacharelado em Filosofia" qualquer pessoa que tenha a escolaridade mínima do ensino médio ou equivalente. Os candidatos poderão inscrever-se para o Curso "Bacharelado em Filosofia" no módulo on-line, por telefone ou diretamente na secretaria acadêmica. Os candidatos portadores do diploma de curso superior estão dispensados do processo seletivo.Os candidato portadores de certificação de ensino médio deverão realizar uma simples prova de Avaliação de Conhecimentos e uma entrevista com o frei-diretor, previamente agendada pela secretaria); O candidato na matrícula poderá escolher entre cursar com grade aberta ou fechada, o valor dessa mensalidade dependerá dessa opção; O candidato é obrigado e matricular-se em pelo menos duas disciplinas;


 


INFORMAÇÕES RESUMIDAS DO CURSO

Curso: Bacharelado em Filosofia
Prova para portadores de certificação de ensino médio: Por agendamento.
Entrevista para portadores de diploma de curso superior: Por agendamento.
Taxas: Dependerá do número de créditos matriculados. Consulte AQUI os valores.


 


Local: Instituto São Boaventura (anexo ao Santuário São Francisco de Assis)
SGAN 915 Módulos ABC CEP 70.790-150 Brasília — DF
Telefone: (61) 3349–0230