Missa conclui 10º Congresso Mariológico em Aparecida

Com o tema ‘Maria na Liturgia e na Piedade Popular’, o evento teve início no dia 02 de junho. Ao longo da semana o congresso reuniu palestrantes de renome nacional como Padre Oscar Beozzo, Irmã Lina Boff, Irmã Penha Carpanedo, Frei Alberto Beckhaüser, Irmão Afonso Murad e padre João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj). 

O arcebispo de Aparecida destacou o empenho da Academia Marial de Aparecida no cultivo e reflexão da espiritualidade mariana. 

"Agradecemos nesta Eucaristia os trabalhos realizados neste 10º Congresso Mariológico. Esses dias nos ajudaram a crescer no amor a Nossa Senhora, pelas reflexões, experiências partilhadas de fé e vida. Agradecemos à Academia Marial que incansavelmente tem se empenhado nas reflexões sobre a pessoa de Maria e seu lugar no plano da salvação", disse.

Dom Damasceno também agradeceu às demais entidades parceiras do congresso. "Agradecemos à Comissão Pastoral Episcopal da CNBB e a Faculdade Dehoniana a valiosa colaboração que muito enriqueceu esse Congresso Mariológico". 

O cardeal lembrou ainda que a partir do tema deste ano, o congresso ajudou os participantes a compreenderem "o lugar de Maria na vida litúrgica da Igreja, nas manifestações da piedade popular e sua íntima relação com o mistério pascal de Cristo que celebramos em cada sacramento, e de modo especial, na Eucaristia".

Academia Marial de Aparecida

Sediada no Santuário Nacional, a Academia Marial de Aparecida tem como responsabilidade fazer crescer entre seus associados, uma espiritualidade mariana que dinamiza a vida cristã e orientar a devoção do povo à Maria, Mãe de Jesus e Modelo de fé, de esperança e de caridade da comunidade cristã. Fundada em 16 de julho de 1985, há 30 anos busca refletir sobre a pessoa e o lugar de Maria no projeto de Deus e na vida da Igreja através da teologia e de todas as formas científicas de análise da fé.