Exumação dos restos mortais de Dom Frei Agostinho

Na manhã do dia 07 de setembro de 2016 aconteceu na Igreja de Nossa Senhora de Fátima da cidade de Juruá - AM a exumação do corpo de Dom Frei Agostinho, fundador da província São Maximiliano e 1º Bispo de Luziânia - GO, missionário na Amazônia. Após as Laudes no cemitério Santa Helena, feita a abertura da cova de Dom Frei Agostinho encontrou-se o caixão intacto. Somente o tau que estava na fronte sofreu uma quebra parcial.

Os frades conventuais limparam e transportaram o caixão até a igreja. Após a oração De Profundis, com a benção do bispo prelado de Tefé, Dom Fernando, aconteceu a abertura da tampa do caixão.

Foi encontrado o corpo semi intacto. Na cabeça havia ainda a pele, bem como em toda a parte do corpo. O solidéu, as vestes, hábito, cordão e estola. Tudo intacto. Os pés inchados pela água guarda ainda massa de músculos e outras restos corporais. O Terço, a cruz episcopal está intacto.

Dom Frei Fernando recolheu os restos mortais e Frei Marcelo Veronez exclamou: "temos um corpo semi-intacto". Disse frei Marcelo: "Eis que foi impactante ver o que nossos olhos contemplaram, e as emoções que pudemos reviver. Percebendo o amor do povo de Juruá evidenciamos que a santidade de Dom Frei Agostinho, será para eles um modelo e exemplo de vida Cristã. Tudo isso se reverte para a glória de Deus diante de seu corpo semi incorrupto".