Constituição Apostólica Veritatis Gaudium

 Parte do texto foi retirado do site: http://www.educatio.va/content/cec/it.html (Educazione Superiore della Chiesa Catolica - Congregazione per l'Educazione Catolica della Santa Sede)

Tradução: Frei Rafael Normando

Segue o texto: 

 

No dia 29 de janeiro, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi apresentada a nova Constituição Apostólica Veritatis gaudium do Papa Francisco com o apoio da Congregação para a Educação Católica. Intervieram o Cardial Giuseppe Versaldi, o Prefeito da Congregação, Monsenhor A. Vincenzo Zani, Secretário do Dicastério e o Professor Monsenhor, Piero Coda, membro da Comissão Teológica Internacional.

A Congregação para a Educação Católica, com sete cartas circulares entregues em todas as Faculdades Eclesiásticas, deu informações necessárias para uma correta adequação dos Institutos acadêmicos eclesiásticos às exigências do Processo de Bolonha e introduziu novas disposições regulamentares que ainda não tinham sido inseridas na normativa canônica sobre os estudos superiores eclesiásticos.

Em breve será publicada uma Carta Circular da Congregação para a Educação Católica que indicará as orientações específicas que devem ser seguidas para a aplicação das novas normativas da Veritatis gaudium.

No próximo biênio, realizar-se-ão alguns encontros continentais da apresentação da Constituição Apostólica, afim de que, valorizando as Igrejas particulares, sejam estudados planos regionais de adaptação e de continuidade das Faculdades eclesiásticas em relação às diversas exigências das mesmas Igrejas e em unidade com as outras instituições católicas de estudos superiores que se encontram na mesma região. Até agora já foram estabelecidos três desses encontros: em Roma, nos dias 3 e 4 de maio para a Europa, América do Norte e Médio Oriente; em Bogotá, no mês de novembro, com o CELAM para a América Latina, e em Nairobi no mês de março de 2019 para a África. Ainda será marcado um encontro para a Ásia.

Quanto aos números estatísticos, é necessário dizer que no mundo existem 289 Faculdades eclesiásticas e 503 Instituições afiliadas, um total de 792 Institutos. Temos 28 Universidades. Entre as Faculdades, 160 são de Teologia, 49 de Filosofia, 32 de Direito Canônico e 40 de outras disciplinas.

Todas essas instituições são distribuídas no mundo da seguinte forma: Na África, 15 Faculdades e 76 Instituições afiliadas; na Ásia, 25 Faculdades e 56 Instituições afiliadas; na América do Norte, 19 Faculdades e 25 Institutos afiliados; na América do Sul, 22 Faculdades e 56 Institutos afiliados*; na Oceania, 1 Faculdade e 3 Instituições afiliadas, na Europa, 207 Faculdades e 287 Institutos afiliados. O total de estudantes é de 64.500. O total de docentes é de 12.000.

 

* Um desses Institutos afiliados é o nosso Instituto São Boaventura (ISB).