FRADES DA TEOLOGIA PARTICIPAM DE CURSO DURANTE AS FÉRIAS

Os frades estudantes de teologia no Instituto São Boaventura, junto à Casa de formação São Francisco, participaram nestes dias do Curso de Inverno de Franciscanismo. Deste curso também participam frades da Província São Francisco de SP e da Custódia Imaculada Conceição do RJO curso já está na 32 edição, acontece todos os anos, e procura unir as juridiçoes dos franciscanos conventuais no Brasil. A temática estudada é sempre aquela da Escola Franciscana de teologia e filosofia.

Neste ano, tiveram como aprofundamento o pensamento de São Boaventura, com o prof. Dr. frei Elio Rojjas (OFMConv), da Argentina. Outro tema, estudado junto com prof. Dr. frei Sinivaldo Tavares (OFM), foi sobre o Cristocentrismo no beato Duns Scotus. Durante os três dias, o frade tratou de como é a relação entre os franciscanos e a fraternidade universal, algo que é citado muitas vezes por Scotus ao elucidar que existem vestígios de Cristo em toda a Criação.

 DSC0330

Por fim, de uma forma mais leve, com o prof. Dr. frei Mauro Strabelli (OFMCap), puderam aprofundar sobre a leitura bíblica nas fontes franciscanas. Uma singular observação foi a participação das três famílias franciscanas e a riqueza das gerações dos frades assessores. 

Deter-se na beleza e riqueza da escola Franciscana de teologia e filosofia, com toda a polêmica e discussão da época, é sempre ocasião de retorno as mais originárias fontes. Melhor ainda é olhar todos esses autores e senti-los contemporâneos a nós. Seus pensamentos e ideias servem ainda para o mundo moderno e pode muito contribuir para a igreja de hoje.

Nós, do Instituto São Boaventura, parabenizamos os frades pela perseverança e torcemos que contribuam com a nossa comunidade no futuro.

dfa9650c98032a5e3fe09ff138cbc0c1 XL