SUPERAÇÃO, REDESCOBERTA E COMPREENSÃO

Notícias

 

Neste primeiro semestre de 2020, o Instituto São Boaventura (ISB) estará ofertando três cursos de extensão. A pedidos, será aberta uma nova turma para o curso, “A espiritualidade do eneagrama – ascese e transcendência”, com o professor e mestre Adail Pereira David. Como no semestre passado, o curso será às segundas-feiras, das 20h às 22h, no Auditório. A proposta é a de um curso teórico e prático por meio de um caminho de autoconhecimento, aceitação e transcendência do eu. Como base teórica, os alunos serão iniciados no conhecimento milenar do eneagrama, seus tipos, suas asas, suas retenções e seus caminhos de redenção. Um caminho de ascese e superação transcendente. Início das aulas, 9 de março.

Outro curso ofertado é o “Jesus, uma aproximação histórica” Com o professor e doutor Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos. As aulas, que também acontecerão no Auditório do ISB, das 20h às 22h, mas às terças-feiras, terão como base uma reflexão mais sistemática da obra de mesmo título, do autor José Antonio Pagola. São analisados documentos dos bispos do Brasil (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora) que conclamam a todos os discípulos missionários a, a partir de Jesus Cristo, realizem sua ação evangelizadora. É uma redescoberta do contexto sociocultural de Jesus de Nazaré, num discipulado maduro e responsável. Início das aulas, 10 de março.

Também haverá curso de extensão com o nosso Reitor, Frei João Benedito Ferreira de Araújo OFMConv., com o título, “Por que as Igrejas pentecostais crescem no Brasil: Uma leitura litúrgico-ritual”. A ser ministrado também no Auditório do Instituto, das 20h às 22h, às quartas-feiras, Frei João nos explica como será dividido o curso que pretende estudar um fenômeno que tem transformado a religiosidade e a cultura da sociedade brasileira há uns cem anos aproximadamente. Na primeira parte do curso, “realizar uma leitura da religiosidade e da cultura brasileira, e na segunda parte, buscará compreender os ensinamentos do pentecostalismo, que em alguns aspectos deforma o cristianismo, mas que também possui aspectos interessantes para que nós, católicos, vivamos nossa religião, nossa fé cristã, na dimensão da catolicidade da Igreja no Brasil de hoje. As aulas começarão no dia 11 de março.

O investimento para os cursos de extensão é de quatro parcelas de R$ 185,00, sendo a primeira paga no ato da matrícula. Todos os cursos são certificados pelo ISB e possuem 30h/a, distribuídas em quinze encontros. Para obter a certificação o aluno precisa comparecer a 75% das aulas. O não pagamento das parcelas e o excesso de faltas implicam no automático cancelamento do curso.

Às quintas, haverá no Auditório os encontros do Coral Comunitário do ISB, com Frei Mayko Ataliba OFMConv., também das 20h às 22h. Os encontros do Coral são gratuitos. Lembramos que nesse primeiro semestre de 2020 as Santas Missas serão realizadas às quartas-feiras, na Capela do ISB, às 18h45.