MISSA DE ABERTURA E AULA INAUGURAL

Na última segunda (22), presidida pelo Ministro Provincial Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), aconteceu a Missa de abertura do novo ano acadêmico no ISB. Tradicionalmente, unidos como irmãos, invocamos os dons do Espírito Santo e pedimos que os nossos estudos sejam iluminidas pela Graça de Deus. O tempo exige de nós empenho e oração. Em seguida, no auditório, tivemos a nossa primeira aula.

Como de costume, nesse primeiro dia, todos participam para discutirem sobre alguma temática importante para a Igreja. Neste ano, tivemos a oportunidade de junto com Pe. Patrick Samuel, secretário executivo das campanhas da fraternidade da CNBB, discutir sobre o tema: “Fraternidade e Diálogo - compromisso de amor”.
 
Por fim, também tivemos a oportunidade de com muita gratidão saudar a professora Silvia que, depois de tantos anos e de tanto empenho, deixa a nossa instituição. 
 
Desejamos aos nossos estudantes um ótimo aprofundamento e um bom alcance da maturidade da fé.
  
 

 Saudações para o ano acadêmico de 2021

 

Caríssimo diretor, estimados professores e alunos,

paz a todos.

Desejo-vos um sereno início de ano acadêmico.

Vivemos um momento muito difícil devido à presença e as consequências do covid 19, mas é muito bom e importante que todas as nossas atividades universitárias continuem. A cultura, o aprofundamento, a pesquisa, o estudo não podem e não devem parar porque são recursos importantes para toda a humanidade. Portanto, desejo a vocês um ano acadêmico frutífero em que todos possam aprender a viver e praticar os valores teológicos que interiorizam. O Papa Francisco nos ensina que a filosofia e a teologia devem estar efetivamente harmonizadas com a experiência vivida. Só assim a especulação acadêmica faz sentido e será verdadeiramente frutífera

Que a Virgem Maria interceda para que todos possam trabalhar bem e, como aconteceu com ela, vocês possam estarem cheios do Espírito Santo. Que as instituições de Roma e de Brasília caminhem sempre em comunhão e em unidade de propósitos.

Saudações a todos. 

Em comunhão, 

Prof. Dr. Frei Raffaele Di Muro, OFMConv. 

 

 *********************************

Prezados estudantes, professores e colaboradores do Instituto São Boaventura, paz e bem!

Nos é concedida a graça de iniciar mais um ano acadêmico em nosso Instituto, e isto é motivo de alegria e ação de graças, pois mesmo atravessando um tempo complexo como este da pandemia, vencendo os distanciamentos, nos colocamos à escuta da Verdade. Nesta escuta podemos passar de um tempo difícil e sem perspectivas para um tempo kairológico, onde os pedaços e fragmentos do pão que é nossa vida, pode ser podem ser recolhidos em cestos, e quem sabe surja o milagre dos doze cestos cheios traduzidos em gestos quase “inadequados” de proximidade e ternura, no encontro com a realidade. Os estudos podem nos ajudar nisso, pois como lembra Papa Francisco, “a verdadeira sabedoria pressupõe o encontro com a realidade” (Fratelli, Tutti, 47), buscando nela a presença de Deus, que aí nos precede.

Bom e frutuoso acadêmico a todos!

Prof. Me. Frei Emanuel Afonso da Silva, OFMConv. 

 

 Leia: "CONSELHOS A UM JOVEM TEÓLOGO", do pe. Clodovis Boff - Conselhos.pdf